Um blog para quem quer informações On Time sobre Logística e Supply Chain!

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Porto de Itaqui: Licitação do terminal de grãos do MA pode sair em julho





O edital para licitação das obras do Tegram (Terminal de Grãos do Maranhão), do porto de Itaqui, deve sair em julho, de acordo com o consultor de Logística da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), Luiz Antonio Fayet.
"Todas as instâncias já foram cumpridas e o edital deve ser lançado no mês que vem", afirmou após participar do 6º Encontro Logística e Transportes, realizado hoje pela FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).
O projeto do terminal está em apreciação pelo TCU (Tribunal de Contas da União), de acordo com a assessoria de imprensa da EMAP (Empresa Maranhense de Administração Portuária), que gerencia o porto do Itaqui. Esta seria a última fase da apreciação do projeto, lançado em 2004.
Em 28 de abril, a aprovação do projeto pela Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) foi publicada no Diário Oficial da União. A expectativa da Emap é de que o Tegram comece a operar em 2013. Na primeira fase, o terminal terá capacidade estática para armazenamento de 500 mil toneladas, infra-estrutura para recepção de grãos nos modais rodoviários e ferroviários, correia transportadora central compartilhada e capacidade de expansão para até 15 milhões de toneladas por ano quando o terminal estiver em plena fase de operação. Atualmente, são embarcadas pelo porto do Maranhão 2 milhões de toneladas de soja no berço 105, que é operado pela mineradora Vale.
Pelo terminal serão exportados os grãos produzidos na região de "MAPITO" (Maranhão, Piauí e Tocantins) e, possivelmente, parte da produção do Centro-Oeste. Como a produção dessa nova fronteira agrícola deve continuar a crescer, quando as instalações forem inauguradas já estarão no limite da capacidade. "Estamos apenas correndo atrás do prejuízo", afirmou Fayet. (Informações: Agência Estado / Foto: Divulgação)


Fonte: Intelog

Nenhum comentário:

Postar um comentário