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segunda-feira, 13 de junho de 2011

Certificações de Gestão nas Empresas


As organizações nacionais e principalmente as internacionais estão constantemente buscando por parceiros de negócios que garantam o manuseio correto de seus produtos de maneira mais segura, por isso as empresas têm buscado cada vez mais prestadores de serviço que possuam certificações, mesmo assim as empresas ainda insistem em fechar os olhos para essa realidade e não percebem que essa exigência já faz parte deste mercado globalizado que está em constante crescimento.
Por isso resolvi postar um artigo que contem perguntas e respostas sobre certificações para esclarecer duvidas simples que todos têm.

Boa Leitura!


Certificação de sistemas de garantia da qualidade


O processo de certificação: O que é?
Certificar consiste em demonstrar a conformidade das características de um produto, serviço ou sistema face a um documento de referência preciso que estabeleça e quantifique os parâmetros que devem ser verificados.

O processo de certificação de uma empresa consiste na concepção, criação, implementação e certificação de um Sistema da Qualidade, conforme a um Modelo de Garantia da Qualidade adequado. A certificação de Sistemas de Garantia da Qualidade inicia-se com a identificação dos processos operativos que caracterizam a(s) actividade(s) da empresa e que são objecto de procedimentos escritos, consistindo em demonstrar a sua conformidade com uma das normas de garantia da qualidade.

A Norma ISO 9000 é reconhecida como um standard de garantia da qualidade, definindo responsabilidades e procedimentos a seguir, garantindo um funcionamento óptimo do sistema. A certificação de empresas não é feita pelo Estado, é uma actividade de serviços existente no mercado no âmbito de um quadro nacional para o desenvolvimento da qualidade, designado por Sistema Português da Qualidade que é gerido pelo IPQ (Instituto Português da Qualidade).


A empresa tem que organizar e preparar uma série de documentos e procedimentos escritos associados à implementação do seu sistema da qualidade, que integrarão um dossier final que se destina a ser apreciado por um dos organismos acreditados pelo IPQ para certificar Sistemas de Garantia da Qualidade. Ou seja, aqueles procedimentos serão controlados através de uma auditoria, tendo como objectivo final a obtenção do certificado de conformidade. Este processo não é imediato, pode demorar dois anos.

O que é necessário para uma empresa se certificar? deve conhecer as Normas ISO 9000 tomar a decisão conseguir apoio de consultoria, junto da respectiva associação empresarial ou do centro tecnológico do sector fazer formação de quadros e de todo o pessoal definir um cronograma organizar o seu Manual da Qualidade (este deve ser feito pelo pessoal da empresa e nunca pelo consultor) pedir auditoria a um organismo de certificação credível. A certificação de empresas não é obrigatória - decisão de certificar uma empresa é facultativa, devendo ser tomada pelo seu responsável máximo.

Um pedido de certificação exige um grande envolvimento das diversas partes da organização, pelo que a empresa tem de o querer. Contudo, cada vez mais se torna uma imposição do mercado, mesmo a nível internacional.

A certificação de empresas não certifica os produtos
A certificação segundo as Normas ISO 9000 refere-se aos Sistemas de Garantia da Qualidade (SGQ) implementados na empresa e não à qualidade intrínseca dos produtos e serviços fornecidos aos clientes, para os quais existem outros processos de certificação.

A certificação de empresas não é para sempre
Qualquer certificação é temporária, pois o standard ISO 9000 obriga uma empresa a efectuar revisões periódicas ao sistema, através da realização de auditorias internas (auditorias de acompanhamento). O certificado indica a sua data de validade e o respectivo âmbito.

A certificação de empresas tem vantagens
A certificação tem vantagens tanto a nível interno da empresa, como a nível externo. Internamente, verifica-se uma melhoria do funcionamento da organização, a diversos níveis: a certificação actua como um factor motivador, ao exigir a participação de todos, e ao estabelecer obrigações na formação dos recursos humanos, contribuindo para a criação de uma nova cultura no sentido da melhoria contínua da qualidade da empresa; determina, ainda, a definição clara de responsabilidades; contribui para a redução de custos, devido à diminuição de desperdícios, rejeições e reclamações.
Ao nível externo, mesmo internacional, a certificação confere uma melhor imagem à empresa, contribuindo para atrair a confiança dos seus clientes, actuais e potenciais. Há sectores em que a empresa tem dificuldade em sobreviver se não implementar um sistema da qualidade. Uma empresa certificada integrará o Sistema Português da Qualidade.

A certificação de empresas tem custos
A opção pela certificação tem custos, os quais serão compensados por uma redução sensível dos custos da não qualidade. As despesas inerentes à implementação de um Sistema de Garantia da Qualidade dependem do estado em que se encontra a empresa nesta matéria, bem como do sector de actividade em que a mesma se posiciona, distribuindo-se por itens como os seguintes: sensibilização e formação do pessoal, reformulação e redacção de novos procedimentos, elaboração do manual da qualidade, tempo despendido pelos directores das empresas e pelos seus colaboradores na preparação do respectivo dossier, entre outros. Os custos da certificação são, por vezes, apoiados por programas de financiamento.

A certificação de empresas não é o grande objectivo da QUALIDADE
Certificar uma empresa deve significar o seu limiar mínimo de bom funcionamento, o ponto de partida para atingir a qualidade total, pois o mercado (concorrentes e clientes) continuará em mutação.

E depois da certificação ISO 9000?
Auto-avaliação. Prêmio Excelência. O caminho em direcção à Qualidade não termina com a obtenção da marca de "Empresa Certificada"; a evolução na Qualidade continua no sentido da Excelência. O Sistema Português da Qualidade dispõe do denominado Prêmio de Excelência do Sistema Português da Qualidade (PEX-SPQ) que promove a utilização das metodologias de Gestão da Qualidade Total, através das quais as organizações procedem a um auto-diagnóstico que contribui para que prossigam um processo de melhoria contínua, permitindo-lhes tomar a decisão de concorrer, ou não, ao Prêmio Excelência. Esta auto-avaliação é feita através da análise de um conjunto de nove critérios representativos dos meios utilizados pela empresa na sua actividade, e do resultado dessa actividade. A pontuação máxima dos nove critérios é de mil pontos, divididos em partes iguais entre os dois conjuntos meios e resultados.

Fonte: http://www.iapmei.pt

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